sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Gigantes da Indústria [History Channel HD]

The Men Who Built America [History Channel HD]


A América não foi descoberta, foi construída. Os nomes Rockefeller, Vanderbilt, Carnegie, Astor, Ford e Morgan são sinônimos do chamado "sonho americano". Eles desenvolveram uma visão ousada e criaram grandes indústrias que foram base para o progresso no mundo. São indústrias de combustível, estradas de ferro, aço, transportes, automóvel e finanças. Eles estabeleceram políticas econômicas, se envolveram em eleições presidenciais, e sua influência sobre os acontecimentos mais importantes do século passado é incalculável.

Episódio 1 - Começa outra Guerra

Em uma cruzada para reconstruir uma nação destruída pela Guerra da Secessão, Cornelius Vanderbilt é o primeiro a ver a necessidade de união e assim recuperar a sua posição no mundo. Ele vende sua empresa de transporte para investir tudo em estradas de ferro, na certeza de que seria a melhor estratégia para conectar o Leste e o Oeste dos Estados Unidos, como nunca havia sido feito antes.



Episódio 2 - Encontrando Petróleo

Enquanto as luzes de querosene iluminam as noites no país, a demanda por petróleo alcança o seu pico mais alto e Vanderbilt entra em contato com John Rockefeller, um jovem petroleiro empreendedor de Ohio, para desenvolver um combustível bom para seus trens.




Episódio 3 - Nasce a Rivalidade

Andrew Carnegie emigra da Escócia para os Estados Unidos e começa a trabalhar muito jovem ainda. Ele então conhece Tom Scott, que lhe ensinaria tudo sobre o negócio de estradas de ferro. Aos 30 anos, dono de uma empresa própria, é contratado por Scott para construir uma ponte sobre o rio Mississippi, parte do projeto para ligar o leste e oeste do país. Carnegie aceita, mas tem dúvidas de que os materiais disponíveis sejam fortes o suficiente para o projeto. A solução vem com o aço, mas antes que Carnegie consiga atingir o potencial deste material de construção, Scott morre. 




Episódio 4 - Derramamento de Sangue

Carnegie contrata Henry Frick, um personagem de moralidade duvidosa, para ajudá-lo a superar Rockefeller, e assim realizar sua vingança. A sociedade é promissora, mas Carnegie não sabe que Frick está muito longe de ter a capacidade para levar a obra adiante. Frick corta orçamentos e rapidamente os dois acabam sendo responsáveis pelo maior desastre provocado pelo homem já visto no país. A inundação que atinge Johnstown tira mais de 2.000 vidas. 




Episódio 5 - Surge um Novo Rival

Enquanto Carnegie e Rockefeller continuam sua batalha, JP Morgan aparece e monta um banco na cidade de Nova York com um único propósito: promover o avanço tecnológico dos Estados Unidos. Morgan investe pela primeira vez, apoiando uma nova invenção de Thomas Edison: a luz elétrica.




Episódio 6 - Tomando Posse de Tudo

Com uma contribuição em dinheiro de Morgan, é criada a Edison Electric Company, que começa a levar energia elétrica às casas de Nova York. Mas Nikola Tesla aparece, com uma tecnologia diferente, e nasce uma grande rivalidade. Eventualmente a tecnologia de Tesla prevalece, com sua teoria da corrente alternada (AC), que se tornou padrão. Morgan despede Edison e muda o nome da empresa, transformando-a na "General Electric", que continua sendo uma das maiores empresas do mundo.




Episódio 7 - Tomando a Casa Branca

Vanderbilt, Rockefeller, Carnegie e Morgan trabalharam livremente durante décadas, mas os políticos americanos estavam a ponto de intervir. Eles achavam que esses homens deveriam estar sob o controle do governo. Os empresários, alguns deles inimigos entre si, se unem então para elaborar um plano e comprar as "decisões" da Casa Branca, doando, o que seria em dinheiro de hoje, cerca de 30 milhões de dólares para o governador de Ohio, William McKinley.




Episódio 8 - A Nova Máquina

Um jovem engenheiro chamado Henry Ford está trabalhando em uma invenção, um carro movido à gasolina a preços acessíveis para a classe média. Ele consegue um patrocínio e desenvolve uma novidade: a linha de montagem. McKinley é assassinado e seu vice-presidente, Theodore Roosevelt, assume o comando do país. Começa a surgir um novo conjunto de regras que aumentam a vigilância sobre os negócios. Rockefeller é levado a julgamento por crimes contra a Receita Federal, causando a falência de sua empresa, a Standard Oil.







Um comentário:

  1. ReVCieN aqui, Hmm como eu queria por no meu canal!! mas tenho medo pois essas coisas dubladas são as que mais causam bloqueio

    ResponderExcluir